Com o prazo de adesão encerrado no último domingo (8/8), os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte alcançaram a marca de 523 municípios cadastrados na edição 2021-2024 do Selo UNICEF, reforçando o compromisso das gestões municipais com os direitos de crianças e adolescentes.
A implementação do Selo UNICEF nos três estados é realizada em parceria com a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), que no RN atua ao lado da Casa Renascer.
O Ceará conseguiu a adesão de 100% dos municípios pela primeira vez ao longo dos mais de 20 anos de história do programa. No estado, estão aptos a participar apenas os municípios do interior. Assim, o balanço é de 183 municípios cearenses cadastrados. No Piauí, também aderiram ao Selo UNICEF 183 dos 224 municípios, incluindo a capital Teresina, o que representa adesão de 82%. No Rio Grande do Norte, 157 municípios (94% do estado) participarão da atual edição do programa.
São muitos os desafios a enfrentar nas políticas públicas de infância e adolescência nos próximos quatro anos, como ensino remoto, evasão escolar, cobertura vacinal e saúde mental. Também deverá ser prioridade a execução de ações visando a minimizar os impactos causados com a pandemia de Covid-19, que agravou os contextos de vulnerabilidades de crianças, adolescentes e suas famílias.
Comments