top of page

Afegãos morrem a tiros no aeroporto de Cabul e pessoas caem de avião em movimento



Em meio ao caos que se instalou no aeroporto internacional de Cabul desde domingo (15), com afegãos e estrangeiros tentando sair do país após a tomada de poder pelo Taleban, uma multidão invadiu a pista de decolagem e pessoas se penduraram em aeronaves em movimento, mostram vídeos em redes sociais.

De acordo com um repórter do canal de notícias afegão TOLOnews, três moradores morreram após se esconderem em uma das rodas e na asa de um avião e caírem em telhados da cidade.


À agência de notícias Reuters testemunhas relataram a morte de cinco pessoas no aeroporto da capital. O americano The Wall Street Journal, por sua vez, afirma que três foram mortas a tiros.


Segundo um agente americano, militares atiraram para cima para tentar deter as pessoas que forçavam a entrada na área de decolagem da aeronave, que partia de Cabul com funcionários da embaixada dos EUA. Outro vídeo publicado em uma rede social mostra três corpos caídos na entrada do aeroporto.


Nesta segunda-feira (16), o governo americano tomou o controle do tráfego aéreo e afirmou que a prioridade maior é garantir a segurança do aeroporto, que virou sede temporária da representação diplomática do país. Em meio à confusão, no entanto, os Estados Unidos suspenderam temporariamente os voos de evacuação até que haja segurança para as aeronaves decolarem.


Embaixadas de Alemanha, França e Holanda também começaram a operar a partir do aeroporto. A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que o foco imediato do país é a evacuação do país.


Segundo a líder alemã, 10 mil pessoas serão retiradas, entre as quais 2.500 afegãos que trabalharam para a Alemanha, além de ativistas de direitos humanos, advogados e pessoas que podem estar em risco.


Desde que o Taleban retomou o poder no Afeganistão, em meio à retirada de tropas ocidentais após 20 anos de guerra, multidões tentam deixar o país, com a lembrança do regime —entre 1996 e 2001— marcado pela violência e pelo desrespeito aos direitos humanos por parte do grupo fundamentalista.

ویدئوی تاسف‌بار و ناگوار از سقوط دست‌کم دو نفر از هواپیمای نظامی بر فراز فرودگاه کابل مهاجران مظلوم و پناهجویانی که برای نجات از طالبان، به چرخ‌های هواپیمای نظامی آویخته بودند… pic.twitter.com/YguNpdTHZH
— morteza kazemian (@morkazemian) August 16, 2021

Posts Relacionados

Ver tudo

PUBLICIDADE

bottom of page