Brisanet fará estreia na bolsa de valores para expandir internet por fibra

A Brisanet, empresa de banda larga por fibra óptica com forte atuação no Rio Grande do Norte, solicitou o registro de oferta pública inicial (IPO) para a Comissão de Valores Mobiliários. Se o pedido for aceito, a companhia passará a ser negociada na bolsa de valores e deverá expandir a cobertura de internet fixa.

Foto: José Roberto Nogueira, presidente da Brisanet

A oferta será coordenada pelos bancos Santander, BTG Pactual, XP e UBS BB. Atualmente, a Brisanet possui 11 sócios pessoa física que irão vender uma participação na companhia de fibra.


A Brisanet é um dos principais destaques quando se fala em provedores regionais: a empresa passou a atuar no segmento de internet fixa desde 2000, com transmissão via rádio, e adotou a fibra óptica a partir de 2012.


Atualmente, a Brisanet atende os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com presença em 96 cidades. A empresa também controla a Agility Telecom, que oferece serviços de internet por fibra óptica em 251 municípios do Nordeste.


O volume de papeis a serem negociados ainda não foi divulgado, nem a faixa indicativa de preços e o cronograma do IPO. A Brisanet deve usar recursos da venda de ações para expandir a rede de fibra óptica e efetuar aportes de capital na Agility Telecom.


Brisanet é a 5ª maior operadora de internet do Brasil

O mês de março de 2021 foi significativo para a Brisanet, que ultrapassou a TIM Live na quantidade de clientes de banda larga. A operadora regional possui 1,9% do mercado de internet fixa brasileiro, mas detém 21,9% de todos os clientes do setor considerando apenas os estados onde atua, superando Claro, Oi e Vivo.


A Brisanet tem cerca de 675 mil clientes, e quase todos são conectados através de fibra até a residência (FTTH). A companhia também afirma ter rede de acesso (backhaul) com extensão de 14,4 mil quilômetros.


Ainda que a posição da Brisanet seja confortável nos estados onde atua, é um desafio continuar crescendo tendo em vista que concorrência é cada vez maior.

Além do aumento da oferta de provedores regionais, a Oi tem concentrado esforços para expandir a rede de fibra óptica e oferece planos agressivos na região.


Com informações do Money Times

PUBLICIDADE