Covid: Governo apresenta plano e diz quando deve iniciar vacinação no RN

Sandro Menezes/Governo do RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) lançou nesta sexta-feira (18) o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. De acordo com a petista, o plano está pronto para ser iniciado na segunda quinzena de janeiro, mais especificamente no dia 20, a depender do recebimento, pelo Rio Grande do Norte, das doses do Governo Federal.


O plano estadual de vacinação será dividido em três fases. A meta é vacinar 95% dos grupos prioritários, ou seja, 730.381 pessoas. Na primeira fase estão os trabalhadores da Saúde, indígenas e pessoas com 75 anos ou mais. A segunda fase vai contemplar pessoas entre 60 e 74 anos e a terceira pessoas com comorbidades.


“O povo potiguar e o povo brasileiro precisa de uma vacina e nós estamos lutando diuturnamente para que ela chegue o mais rápido possível no nosso Estado”, escreveu Fátima nas redes sociais.


De acordo com Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o Brasil já garantiu 300 milhões de doses de vacinas covid-19 por meio dos acordos como o da Fiocruz/AstraZeneca, a Covax Facility e a Pfizer.

“De nossa parte, sinalizamos interesse na aquisição dos imunobiológicos que estão em produção pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, a CoronaVac”, explicou Fátima.


“O plano está pronto para ser iniciado na segunda quinzena de janeiro, tão logo recebamos as doses do Governo Federal”, confirmou.


PUBLICIDADE