O índice de casos de pessoas desaparecidas aumentou 60% nos primeiros quatro meses de 2022, no Rio Grande do Norte, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
O levantamento é da Secretaria de Segurança Pública do Estado. No total, a corporação registrou 168 desaparecimentos de janeiro a abril, enquanto foram 105 casos no mesmo período do ano passado.
Estes dados oficiais não apontam, no entanto, o percentual de pessoas dadas como desaparecidas que foram encontradas depois. De acordo com os dados, a maior parte das ocorrências foi registrada nas delegacias de Natal. Ao todo, a capital registrou 90 desaparecimentos desde o início do ano, ou seja, 53,5% das ocorrências no estado. No mesmo período do ano passado, apenas 37 casos tinham sido registrados na capital.
Do total de desaparecidos no primeiro quadrimestre de 2022, na capital, 19 foram crianças e adolescentes menores de idade. Somente em abril, a polícia registrou 8 boletins de ocorrência de famílias à procura de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos que tinham sumido.
Os dados são do Núcleo de Investigação Sobre Pessoas Desaparecidas (NIPD), vinculado à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.
Comments