top of page

Estudo indica possível transmissão de Covid-19 de gato para humano


Um artigo de cientistas da Universidade de Medicina Príncipe de Songkla, na Tailândia, indicou que uma veterinária pode ter sido contaminada pelo coronavírus após contato com um gato que testou positivo para a Covid-19. O caso ocorreu em agosto de 2021, na cidade de Songkla, e pode ter sido a primeira transmissão documentada de coronavírus de um gato para um humano.


O contato teria acontecido após o gato espirrar na veterinária, que estava fazendo um exame de Covid-19 no animal. Ela usava uma máscara N95 sem proteção facial ou óculos, diz o estudo, que aponta a possibilidade de a transmissão ter ocorrido pela superfície ocular da mulher.


Os dois tutores do gato, pai e filho que moravam em Bangcoc, haviam testado positivo para Covid-19 e acabaram internados no hospital de Songkla. O animal, então, foi encaminhado à unidade veterinária para ser testado.


No momento do teste RT-PCR, com a utilização de um swab nasal, o gato, sedado, espirrou no rosto da veterinária. O resultado do teste confirmou que o animal estava contaminado, com alta carga viral no momento do exame, e a mulher passou a ter sintomas da doença – posteriormente confirmada – três dias após o procedimento.


CNN Brasil

コメント


PUBLICIDADE

bottom of page