Governador do Ceará anuncia isenção de conta de água para 379 mil famílias por 2 meses

Divulgação

Em novas medidas para compensar o impacto causado pela pandemia no cenário econômico cearense, o governador Camilo Santana anunciou, durante live na noite desta terça-feira, 9, que 379.114 mil famílias de baixa renda não precisarão pagar conta de água no Ceará nos meses de abril e maio de 2021. O consumo dessas famílias vai até 10 metros cúbicos de água por mês. Será isentada também a tarifa de contingência de 236 mil famílias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


Ainda, 114.847 famílias do Interior do Estado sob jurisdição do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) receberão as contas de água zeradas. Ao todo, o governo estadual investe R$ 156,8 milhões nestas medidas, que servem de apoio à população cearense durante a pandemia de Covid-19.

Camilo também revelou que está em negociação com a Enel, empresa fornecedora de energia do Estado, para repetir ação do ano passado, quando as contas de luz foram pagas pelo governo. O gestor disse que em breve divulgará novas etapas desse processo.


As novas medidas foram anunciadas em transmissão ao vivo nas redes sociais. O governador chegou a se equivocar e informou que os meses isentos de pagamento das contas de água seriam março e abril, mas a assessoria do Palácio da Abolição depois corrigiu que serão abril e maio próximos.

Camilo começou a live repassando os números da Covid-19 no Ceará e realizando um balanço de leitos no Estado. Atualmente, há 2.527 leitos de enfermaria e 1.013 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


O governador afirmou que novos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 serão entregues, ainda nesta semana, a unidades hospitalares, como o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, o Hospital Leonardo Da Vinci, o Hospital de Messejana, e outras localizadas em Sobral, Juazeiro, Tianguá e Itapipoca.


109.800 doses da CoronaVac chegam em Fortaleza amanhã, por volta de 10h05min, em voo da empresa Latam. A informação havia sido anunciada ontem, 8. Também nesta segunda-feira, Camilo se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, em conversa sobre a vacina AstraZeneca/Fiocruz. Espera-se que em 24 de março comecem a ser distribuídas as primeiras doses produzidas localmente.


Outras medidas de apoio social são fornecidas pelo governo estadual, como os kits alimentação. 1.248 cestas básicas foram entregues para estudantes da rede estadual de educação, e estão previstas mais 2.105, totalizando R$ 134 milhões investidos. Ainda, 347 chips com 20 GB de Internet já foram distribuídos, enquanto 120 mil tablets começarão a ser fornecidos a estudantes até o fim de março.



O Povo

PUBLICIDADE