O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido em Natal na tarde desta terça-feira 24 por cerca de 400 artistas e participantes de movimentos sociais no hotel Holliday Inn.
Aos gritos de “Lula eu te amo”, bastante emocionado, o ex-presidente petista iniciou o seu discurso falando: “Vocês sabem que se tem uma coisa que sei fazer é ter reconhecimento. Eu sempre tive a certeza absoluta que, eu não teria sido o presidente da república, não teria governado esse país da forma que governei, se não fosse um voto de confiança de cada mulher e homem brasileiro. Portanto, vocês podem ter certeza que, fazem parte dessas coisas boas que aconteceram na minha vida.”
Lula recebeu o título de Cidadão Natalense das mãos do ex-vereador Fernando Lucena e dos demais parlamentares da cidade. Também foi homenageado com o título de Cidadão Carnaubaense, pelas mãos do ex-vereador de Carnaubais Nicolau Cavalcanti.
Artistas também estiveram presentes e fizeram algumas apresentações. A atriz potiguar Titina Medeiros falou representando a classe. “Me sinto honrada por, no Dia do Artista, estar aqui representando milhares de amigos do RN. Lula, você foi um sonho construído no berço da minha família. Antes do seu governo, nós não sabíamos o que era edital público. Você acreditou na arte do Nordeste e agora não precisamos ir pra o Rio de Janeiro nem São Paulo para trabalhar”. O cantor Pedro Mendes apresentou uma canção em homenagem ao petista.
Ao falar sobre a possibilidade de ser candidato a presidente novamente, Lula disse: “Ainda não decidi se vou ser candidato, mas nunca estive com tanta vontade como estou agora. Quem está com a vontade que eu tô, se for candidato, é pra ganhar. Se for pra ganhar, é pra fazer mais do que fizemos antes. Estamos mais preparados, já sabemos como fazer, e esse País vai voltar a andar de cabeça erguida.”
Ainda sobre o entusiasmo para enfrentar uma campanha presidencial, Lula reforçou a boa forma: “Acreditem. Tenho energia de 30 e tesão político de 20. Saibam que o filho de Dona Lindu não esmorece no meio do caminho. Se preparem que tem muita luta.“
Lula falou que para que o governo cumpra com o seu papel, tem que ter soberania, não só na autonomia do país, mas sim, gerando empregos e renda para o seu povo. O petista questionou o motivo pelo qual o Brasil não cresce, não se desenvolve, já que é o maior produtor de petróleo e um grande gerador de energias renováveis. Não é falta de dinheiro, é falta de vergonha. Segundo Lula, a falta de desenvolvimento do Brasil, se dá pela elite brasileira, que não olha para os mais pobres.
O ex-presidente disse que é com cultura que se constrói um país, dando educação, citando as Escolas Técnicas que foram criadas no Rio Grande do Norte e as universidades públicas espalhadas pelo Brasil, durante a sua gestão.
“Às vezes fico lembrando de quando era presidente e o Brasil caminhava para se tornar a 6ª economia do mundo. Toda vez que eu ia em reunião do G8 eu virava para Ângela Merkel e para o Gordon Brown e falava: cuidado que nós vamos passar vocês. Dá saudade desse Brasil”, lembrou Lula.
Durante a cerimônia, a governadora Fátima Bezerra se emocionou: “Quem tem que agradecer aqui sou eu. Agradecer a presença do nosso líder maior, porque cada vez que a gente chega perto de Lula, renovamos dentro de nós a esperança e a confiança de que, nós vamos trazer a democracia de volta.”
Segundo Fátima Bezerra: “Não foi fácil, uma professora que não nasceu em berço de ouro, aceitar o desafio de liderar o povo do Rio Grande do Norte. Isso mostra que nós mulheres, temos capacidade. Vocês sabem o caos que encontramos o nosso Estado, quebrado financeiramente. Mas com muito esforço e trabalho, nós aceitamos esse desafio e, conseguimos aos poucos, trazer esperança e desenvolvimento ao nosso Estado. E sabemos o quanto temos para avançar e vamos avançar, olhando, sobretudo, para os que mais necessitam,” afirmou.
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, que acompanha Lula na viagem pelo Nordeste, afirmou que: “Essa é a terceira rodada de uma viagem pelo Brasil, com o ex-presidente. A ideia é conversar com os políticos, com os movimentos sociais, para saber qual é o atual momento que o Brasil vive. O povo olha para Lula e vê esperança. E hoje, estamos aqui em Natal, com o Lula, livre e inocente.
Segundo Gleisi os processos que tramitavam na Justiça de Curitiba, no Paraná, contra Lula, foram todos anulados. Ao todo, foram 17 processos em que Lula foi absorvido. Ainda, em seu discurso, a presidente nacional do PT, convocou a militância petista, a irem as ruas no dia 7 de setembro, protestarem por um Brasil melhor.
Agora RN
Commenti