Pelo menos 172 pessoas morreram à espera de um leito de UTI no Rio Grande do Norte apenas em março, que se tornou o mês com mais mortes por falta de assistência adequada desde o início da pandemia no estado. O dado está no Regula RN, plataforma que monitora em tempo real as internações na rede de assistência para Covid-19 em todo o estado. A consulta foi realizada às 8h desta quinta (1º).
Esse dado ainda pode aumentar, já que algumas mortes são registradas no sistema pelas unidades de saúde dias depois do ocorrido.
Desde o início da pandemia, 634 pessoas já morreram sem direito a um leito crítico no estado. Elas representam cerca de 14% das mais de 4,5 mil mortes por Covid-19 em todo o RN.
Além de ser o mês com mais mortes, março também registrou os dois dias em que mais morreram pessoas à espera de um leito de UTI desde o início da pandemia no estado. Tanto no dia 16 de março quanto no dia 18 de março, 14 pacientes não resistiram aguardar por um leito crítico e morreram antes do atendimento adequado. No dia 19 de março, foram 10 pacientes. Nos dias 14 e 20, foram 9.
G1
Comentários