Pequenas quantidades de oléo voltam a aparecer em algumas praias do Nordeste



No início da noite desta quarta-feira (1º) a Marinha do Brasil informou que recolheu três quilos de pequenos fragmentos de óleo, na praia de Tabatinga, no Rio Grande do Norte. O material também foi encontrado em pequenas quantidades na Praia da Bica, em Alagoas e na Praia do Guriri, no Espírito Santo.


Pela manhã a marinha já havia informado o recolhimento, na terça-feira (30), 200 gramas na praia Lagoa do Pau; outras 150 gramas na Praia da Bica; 10 gramas na Praia de Peroba, em Alagoas; 200 gramas na praia Jardim de Alah, na Bahia; e mais 54 gramas, na Praia do Guriri, no Espírito Santo.


Apenas nos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, não houve registro de resíduos de óleo encontrados nesses dois dias.


Por meio de nota enviada à imprensa, a Marinha disse que as amostras dos fragmentos de óleo retiradas das praias estão sendo encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).


De acordo com levantamento mais recente do Ibama, mais de 1 mil localidades foram atingidas com as manchas de óleo desde 30 de agosto do ano passado.


O desastre ambiental do segundo semestre de 2019 atingiu praias dos nove estados do Nordeste e outros dois no Sudeste (Espírito Santo e Rio de Janeiro).


G1

PUBLICIDADE

© 2020. Portal Potiguar. Todos os direitos reservados.