top of page

Potigas: Saída da Petrobras do RN permitiu redução de 35% no preço do gás natural


A saída da Petrobras de quase todos os elos da linha de produção do gás natural do Rio Grande do Norte foi benéfica para o consumidor final, que poderá comprar um gás natural 35% mais barato a partir de 1º de janeiro de 2022. Quem explica essa conta é a presidente da Companhia Potiguar de Gás (Potigas), Larissa Dantas.


Segundo os cálculos feitos pela própria companhia, se essa diminuição passasse a vale a partir desse mês a redução seria de R$ 0,65 no preço do gás natural veicular, por exemplo. “A gente espera que daqui para lá ainda seja menor essa diferença”, explica a presidente da Potigas.


CONCORRRÊNCIA

Larissa Dantas diz que muito dessa mudança se deve ao processo de desinvestimento pelo qual a Petrobras vem passando no Rio Grande do Norte, com a venda de seus ativos para empresas privadas. Hoje, segundo ela, o Rio Grande do Norte tem quase 20 produtores exploradores de petróleo e gás.


Além disso, a Potigas vem trabalhando de modo alinhado com o “Novo Mercado de Gás”, programa do Ministério das Minas e Energias. Segundo explica Larissa, esse programa apregoa que haja concorrência no setor.


“Havendo mais de um fornecedor, que antes a gente dependia só da Petrobras e agora não mais, a gente pôde fazer uma chamada pública, inclusive houve inscrições de empresas que não são daqui do Estado”, detalhou Larissa em entrevista ao Hora Extra da Notícia, da 91.9 FM, nesta terça-feira (10).


A vencedora dessa chamada pública, no entanto, foi a empresa Potiguar E&P, que fornecerá o gás natural que antes era fornecido pela Petrobras, a partir de 1º de janeiro de 2022, só que agora com uma redução de 35% no valor da molécula. Toda a economia gerada pela nova contratação será integralmente repassada para o consumidor final.


“Quando anunciaram a saída da Petrobras evidentemente houve uma grande preocupação, a gente também ficou preocupado, porque a gente estava acostumado a aquilo ali de muitos anos. Mas ao mesmo tempo todo mundo reclamava... ‘poxa, como estão caros os combustíveis’. E como é que ia baixar se só tinha um fornecedor? Agora não mais”, pontua.


Ainda de acordo com Larissa Dantas, a Potigas tem conseguido trazer lucros para o Governo do Rio Grande do Norte, apesar de o consumo do gás no Estado ter caído pela metade durante a pandemia, principalmente por parte dos consumidores comerciais e industriais, que foram bastante afetados economicamente no período.


Conforme a presidente da empresa, a Potigas ainda não conseguiu atingir o patamar de consumo pré-pandemia. “Mas ela continua dando lucro e se Deus quiser vai continuar, porque ela distribui, inclusive, os dividendos para o Governo do Estado”, finaliza.


CRESCIMENTO

Mais de 1,5 mil clientes foram interligados à rede de gasodutos da Potigas nos primeiros cinco meses de 2021. Esse incremento no número de usuários fez com que a concessionária estadual atingisse, no mês de abril, a marca de 30 mil clientes atendidos nos quatro segmentos de atuação: comercial, residencial, industrial e veicular.


A ideia da presidente Larissa Dantas é alcançar uma quantia de 42 mil clientes, o que seria o dobro da quantidade que a empresa tinha em 2019, quando a presidente assumiu a gestão.

Comments


PUBLICIDADE

bottom of page