Prefeito de Natal aplica primeira vacina da campanha contra covid

Divulgação

A Prefeitura do Natal iniciou nesta quarta (20) a vacinação contra a Covid-19 na capital potigual. O prefeito Álvaro Dias aplicou a primeira vacina na técnica de enfermagem da UPA Pajuçara, Ednalva Maurício da Silva, 54 anos.


“Foi uma grande emoção. Digo para todos que não tenham medo. Se tivesse chegado antes, a vacina teria evitado muitas mortes”, comentou Ednalva.


A campanha de vacinação na capital potiguar contra a Covid-19 teve início e conta com quatro pontos de aplicação no sistema de drive-thru. O shopping Via Direta, o Ginásio Nélio Dias, o Palácio dos Esportes e a Arena das Dunas.


Neste primeiro momento Natal conta com 12.235 doses e a Secretaria Municipal de Saúde adotou como estratégia inicial a aplicação do imunizante nos idosos residentes em instituições de longa permanência e nos profissionais da saúde que estão no enfrentamento direto contra a doença, comprovado efetivo exercício de suas funções nas seguintes unidades: Upas, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital de Campanha, Pronto Atendimento Odontológico Morton Mariz, Maternidades públicas e privadas, Pronto Socorro públicos e privados, UTIs e os Centros de Enfrentamento à Covid-19 de Natal.


Já nas unidades do Hospital Universitário (HUOL), Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital de Pediatria Nivaldo Júnior e João Machado, somente serão vacinados os profissionais que atuam diretamente na unidade de atendimento ao paciente Covid. No caso do SAMU/Transporte Sanitário, serão vacinados os servidores intervencionistas. É importante que o profissional faça o cadastro no RN + Vacinas (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/).


“Esse é apenas o primeiro passo. Esperamos receber todas as doses necessárias para vacinarmos toda a população de Natal o quanto antes. Estamos mantendo contato com o governo federal e esperamos logo poder ampliar esse processo”, disse Álvaro Dias.


PUBLICIDADE

© 2020. Portal Potiguar. Todos os direitos reservados.