O município de Rafael Fernandes está na contramão do Governo do Estado. Enquanto a Governadora Fátima Bezerra anunciou nesta sexta (29) a distribuição de absorventes para meninas e mulheres do Rio Grande do Norte, em Rafael Fernandes o mesmo projeto foi vetado pelo prefeito Bruno Anastácio na Câmara Municipal.
Nossa reportagem ficou sabendo do fato através das redes sociais do Vereador Vinícius Oliveira, que foi procurado por nossa equipe e nos passou mais detalhes sobre o veto. "Essa pauta da dignidade menstrual para meninas e mulheres vulneráveis em Rafael Fernandes já havia sido levada pelo nosso mandato em sessões anteriores e foi aprovada por unanimidade. Agora, no momento de entrar no orçamento para o ano de 2022, infelizmente foi a única emenda vetada pela Prefeitura. Mas não desistiremos. Vamos continuar na luta por essa política pública em nossa cidade", afirmou.
Vale lembrar que essa mesma pauta também gerou polêmica em nível nacional, depois que o Projeto de Lei 4968/19 foi aprovado na Câmara e no Senado, mas em seguida recebeu o veto do Presidente Jair Bolsonaro. Segundo dados apontados pela Unicef, pelo menos 62% de meninas do Brasil já deixaram de ir à escola ou a outros locais por estarem sem absorventes em período menstrual e 1 a cada 3 delas precisou recorrer a alternativas como papel higiênico, toalhas e até miolo de pão por falta de dinheiro para adquirir o item de higiene pessoal.
Comments