Trump diz estar tomando hidroxicloroquina, contra a recomendação de seu próprio governo


Contrariando a recomendação oficial dos órgãos de saúde de seu próprio governo, o presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18/5) que está tomando hidroxicloroquina - segundo ele, em caráter preventivo - contra o novo coronavírus.

"Muita coisa boa saiu da hidroxicloroquina. Vocês ficariam surpresos com quantas pessoas tomaram (o medicamento), especialmente profissionais da linha de frente, antes que sejam contaminados. Eu mesmo estou tomando. Estou tomando agora mesmo, comecei há algumas semanas", disse Trump a jornalistas.

"Porque ouvi muitas histórias positivas.(...) O remédio está aí há 40 anos, contra a malária, o lúpus. Eu tomo, muitos médicos tomam. Espero não precisar tomar, espero que encontrem alguma resposta (contra a covid-19), mas acho que as pessoas devem ser autorizadas (a tomar)."

A FDA, agência americana reguladora de alimentos e medicamentos, havia emitido em em março uma autorização de "uso emergencial" da hidroxicloroquina e da cloroquina no tratamento da covid-19 para um número limitado de casos hospitalares.

Um mês depois, no entanto, diante de estudos apontando um elo entre os medicamentos e a incidência de arritmia cardíaca em pacientes, a agência advertiu contra o uso deles fora de hospitais ou de testes clínicos — o que, na prática, é o caso de Trump.


Fonte: BBC

PUBLICIDADE

© 2020. Portal Potiguar. Todos os direitos reservados.