top of page

A Guerra dos supermercados em Pau dos Ferros

Pau dos Ferros é o centro econômico do Alto Oeste Potiguar, concentra várias redes de supermercados, mas o que tem chamado atenção nos últimos dias é a “briga” travada entre duas dessas redes.

A elevação dos preços dos alimentos tem chamado atenção do consumidor para a pesquisa antes de ir às compras. De olho nisso, as grandes redes de supermercados de Pau dos Ferros iniciaram uma guerra de descontos e marketing de guerrilha nas redes sociais. Os principais, Nosso Atacarejo e SuperQue, andam se “bicando”, inclusive com uso de influenciadores digitais para espalhar campanhas cada vez mais agressivas.

Há cerca de 1 mês, na campanha de Halloween, o Nosso Atacarejo lançou uma campanha de marketing que levava o mote 'Preços de arrepiar a concorrência',

com um garoto vestido de laranja assustado embaixo de uma mesa com um encarte em mãos. E realmente assustou! Seu principal concorrente no município tentou responder à altura. Colocou vários caixões dentro da loja e quem acabou por se assustar foram os próprios clientes...

Ainda não satisfeito, o SuperQue usou, no final de novembro, durante a Black Friday, o mote 'Pra esmagar a concorrência', com um contêiner para ilustrar a agressividade da campanha.

A resposta do Atacarejo foi imediata, dessa vez não em forma de ataque, mas com uma qualidade de campanha impecável, com vídeos de qualidade profissional e encarte que fez a concorrência ter que, obrigatoriamente, derrubar os preços para bater de frente. Prova disso é que o Nosso Atacarejo divulgou o encarte na noite de quinta-feira (25), e o SuperQue na manhã de sexta (26).

Mais a frente, o Nosso Atacarejo, ainda em ritmo de Black Friday, lançou uma publicação provocativa, 'FECHE O MÊS NO AZUL. Porque no vermelho e no laranja, não vai sobrar dinheiro nem pro peru.' Em referência aos dois principais concorrentes, Supermercado Queiroz e SuperQue. Não deu outra...

O SuperQue sentiu o baque, seu marketing se calou, não teve condições de responder.


Vendo isso, o Marketing do Nosso Atacarejo foi ainda mais incisivo. No mês de dezembro, lançou o 'FECHE O ANO NO AZUL', complementando 'Não arrisque fechar no laranja, muito menos chegar no vermelho'. Foi um tiro certeiro na concorrência, que teve que partir para o vitimismo.


O SuperQue soltou uma nota digna de campanha do Criança Esperança, buscou todos seus colaboradores e parceiros (influenciadores digitais) para divulgar e interpretar a nota, com o objetivo de gerar uma comoção pública e solidariedade à marca. Mas não saiu como o esperado.


Em grupos de WhatsApp, o assunto era um só, a suposta vergonha que o SuperQue havia se prestado ao tentar rebater aquela 'indireta' do Nosso Atacarejo...




No meio dessa briga toda, uma coisa é certa, quem ganha é o consumidor. Que vê, em época de vacas magras (inflação, crise política e pandêmica), uma redução de preços em sua principal ala de consumo (higiene e alimentação) através de uma acirrada competitividade no mercado fornecedor.

PUBLICIDADE

bottom of page