Em três anos de mandato, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu uma de cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. De acordo com levantamento feito pelo g1, 20 de 58 compromissos assumidos pelo presidente foram integralmente cumpridos. Isso corresponde a 34% do total.
Os dados mostram que 19% das promessas foram cumpridas parcialmente durante três anos de gestão. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelo governo Bolsonaro são 47%.
Entre as promessas cumpridas, está a de "Ter a independência formal do Banco Central", compromisso que consta do plano de governo de Bolsonaro. Em fevereiro de 2021, o presidente sancionou a lei aprovada pelo Congresso Nacional que estabelece a autonomia do Banco Central. Com a sanção, o presidente do BC perdeu o status de ministro de Estado e terá mandato de quatro anos, não coincidente com o do presidente da República. Diretores também terão mandatos.
Já uma das promessas não cumpridas foi a de "Acabar com reeleição para presidente e reduzir número de parlamentares". A reeleição para presidente continua válida e não houve nenhuma alteração no número de parlamentares no Congresso Nacional.
Em termos percentuais, as promessas envolvendo educação e cultura e relações exteriores lideram o ranking de promessas não cumpridas. Por outro lado, entre os compromissos cumpridos, os envolvendo transparência, administração e infraestrutura têm os maiores percentuais.
Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:
Total de promessas: 58
Cumpridas: 20
Cumpridas em parte: 11
Não cumpridas ainda: 27
Comentarios