A Coligação "O Poder é do Povo", da candidata Marianna Almeida, solicitou ao Portal Potiguar o direito de resposta referente à matéria publicada na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto de 2024, intitulada "FAKE NEWS? Candidata à reeleição em Pau dos Ferros promete auxílio que não consta em seu plano de governo".
A notícia foi divulgada após a prefeita de Pau dos Ferros e candidata à reeleição, Marianna Almeida (PSD), anunciar durante o evento "Encontrão da Juventude", realizado em 19 de agosto de 2024, um auxílio financeiro aos estudantes do município. A proposta, segundo a candidata, é fruto do Plano de Governo Participativo, desenvolvido coletivamente com a população durante a pré-campanha.
De acordo com a Coligação, o auxílio prometido está sim presente no plano de governo da candidata, conforme item localizado na página 12 do documento, dentro das propostas para a Educação. O trecho em questão propõe "Promover a reformulação da lei de incentivo financeiro aos estudantes, contemplando auxílio para estudantes (...)". A proposta, conforme destacado pela coligação, é uma adaptação da lei municipal 1398/2013, que criou o Programa Municipal de Auxílio Financeiro aos Estudantes.
Entretanto, vale destacar que a candidata não especificou valores no plano de governo, apesar de ter citado durante o discurso o valor de R$ 300,00 direcionado a todos os estudantes. Além disso, ela mencionou um programa chamado "Auxílio Juventudes", nome que não consta no documento oficial. A candidata também deu a entender que iria "criar" o auxílio, o que contrasta com a proposta de "reformulação" prevista no plano de governo.
Confira a nota na integra:
A Coligação “O Poder é do Povo” solicita ao Portal Potiguar direito de resposta sobre matéria divulgada no início da tarde desta quarta-feira, 21 de agosto de 2024, com o título “FAKE NEWS? Candidata à reeleição em Pau dos Ferros promete auxílio que não consta em seu plano de governo “.
A notícia foi divulgada após a prefeita de Pau dos Ferros e pré-candidata à reeleição, Marianna Almeida (PSD), anunciar no evento intitulado “Encontrão da Juventude”, realizado em 19 de agosto de 2024, um auxílio aos estudantes do município, fruto de um dos encaminhamentos do Plano de Governo Participativo desenvolvido na pré-campanha de forma coletiva com a população.
De acordo com o item presente na página 12, dentro das propostas da Educação, a sugestão é “Promover a reformulação da lei de incentivo financeiro aos estudantes, contemplando auxílio para estudantes (…)”. A iniciativa é uma adaptação da lei 1398/2013, de 7 de maio de 2013, que “Cria o Programa Municipal de Auxílio Financeiro aos Estudantes”.
A partir disso, pedimos ao veículo de comunicação que informe à população que lê suas notícias a verdade dos fatos, mostrando de forma clara e transparente que o auxílio financeiro aos estudantes está presente no plano de governo da candidata e que o aditivo ou incremento à proposta é um direito legal de todo e qualquer candidato que dialoga com seus eleitores e busca a melhor efetivação de políticas públicas aos munícipes.
Pau dos Ferros, 21 de agosto de 2024.
Atenciosamente,
Comentarios