top of page

Dezenas de corpos de possíveis vítimas da covid aparecem em rio considerado sagrado na Índia

Pelo menos 40 cadáveres foram avistados ao longo do rio Ganges nos estados de Bihar e Uttar Pradesh, no norte do país

O rio Ganges tem sido cenário de milhares de cremações de vítimas da Covid-19 na Índia - Foto: AFP

Dezenas de cadáveres que seriam de vítimas da covid-19 apareceram às margens do rio Ganges, no norte da Índia — informaram as autoridades nesta terça-feira (11).


A pandemia se espalhou rapidamente pelo vasto interior rural da Índia, sobrecarregando as infraestruturas sanitárias locais, assim como crematórios e cemitérios.


Ashok Kumar, um funcionário local, observou que cerca de 40 corpos foram encontrados no distrito de Buxar, perto da fronteira entre os estados de Bihar e Uttar Pradesh, dois dos mais pobres da Índia.


“Ordenou-se aos funcionários responsáveis que se desfizessem de todos os corpos, sejam eles enterrados, ou incinerados”, disse Kumar à AFP.


Algumas informações da imprensa local apontam para mais de 100 corpos.


Informes que citam outros funcionários mencionam que alguns estavam inchados e parcialmente queimados, o que significa que podem ter estado no rio por vários dias.


Moradores da região disseram à AFP acreditar que os cadáveres tenham sido jogados no rio, porque os crematórios estão lotados, ou porque seus parentes não puderam pagar a madeira necessária para as piras funerárias.


“Para nós, isso é realmente chocante”, disse o morador Kameshwar Pandey, à AFP.

PUBLICIDADE

bottom of page