top of page

Os escudos da Direita e Esquerda no RN


As eleições de 2022 ainda estão distantes cronologicamente, mas não se tem dúvida que as peças já estão em movimento desde junho de 2021 de forma mais intensa. Muitos apostam numa polarização a nível nacional, e uma replicação dela aqui em nosso estado. Essa é uma projeção real quando observamos a fotografia atual. E é na disputa para única cadeira do Senado disponível em 2022 que vamos focar neste artigo.


A medida que as disputadas vão se acirrando, vamos percebendo de maneira mais clara os papeis dos atores, suas posições no campo de batalha. O primeiro campo que gostaria de falar é o da esquerda. A governadora Fátima (PT) conta com um ator que tem se destacado pela sua atuação no Senado, e que também ultimamente se posicionou como o guardião da esquerda contra os sucessivos ataques que o campo vem sofrendo por alguns atores da direita: Jean (PT). O senador já vinha conquistando esse campo com seu mandato e suas ações, e mostrou mais recentemente que pretende ocupar esse espaço, esperando, com isso, crescer mais rapidamente nas pesquisas de intenção de voto.

O jantar com Lula em sua casa deu ainda mais robustez ao seu projeto. Observamos a intimidade dos dois e, claro, as agendas em conjunto com a governadora reforçam sua ocupação de espaço por Jean. O senador tem recebido declarações positivas quanto à sua candidatura ao Senado Federal pelos principais nomes do partido, como, por exemplo, Fernando Mineiro e também a Deputada Federal Natália Bonavides. Jean é o melhor escudo que Fátima poderia ter, com sua inteligência e capacidade, ele tem afiado cada vez mais as palavras e também intensificado suas ações pelo RN. Quem ataca o governo leva uma invertida do senador.


Do outro lado temos a direita, com disputa mais abertamente acirrada. Para o Senado, temos a briga de Rogério (Sem partido) e Fábio Faria (PSD). Mas como o objetivo deste artigo é tratar de escudos, falemos de quem cumpre o papel para o presidente. O filho de Robinson tem se mostrado, tanto a nível nacional como local, o escudo mais forte para Bolsonaro. O ministro Fábio é quem leva mais fortemente em seus discursos as pautas bolsonaristas. Fábio Faria sabe que, para crescer e abrir uma vantagem ainda maior frente ao ministro Rogério Marinho, vai precisar agradar ainda mais a ala mais conservadora do Rio Grande do Norte. Enquanto Marinho continua adotando a estratégia de avançar na aquisição de apoios políticos, Fabio segue apostando no foco da opinião pública.


Qual o campo que vai avançar mais nos próximos meses, a direita ou esquerda? Se consolidando os escudos aqui apresentados, podemos ter um duelo forte entre Jean, representando Lula, Fátima, e a esquerda, e do outro lado Fábio Faria, representando os ideais da direita juntamente com Bolsonaro.

Comments


PUBLICIDADE

bottom of page