O Setorial Nacional de Direitos Animais e a Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores (PT) vem se mobilizando pelo fim imediato do abate de jumentos em todo o país. Em 2018, o rebanho de jumentos no Brasil era de menos de 400 mil animais. Com o ritmo atual de matança – aproximadamente 90 mil abates por ano –, esses animais entrarão em extinção no Brasil até o final de 2022.
A coordenadora Nacional do Setorial de Direitos Animais do PT, Vanessa Negrini, e o secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SMAD), Penildon Silva Filho, elencaram em nota oficial fatores de alta incidência de violação de direitos animais, forte potencial pandêmico, com ameaça à saúde humana e a imagem da atividade agropecuária brasileira como motivos para interromper a prática imediatamente.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) alertam que a espécie está sob ameaça no país, pois ao contrário de animais como bois ou porcos, não há criadores de jumentos no Brasil. A gestação da jumenta é de 13 meses e ela tem um filhote por vez.
Commentaires