top of page

Pesquisa Big Data/96/Band revela o peso da polarização nacional para governo e senado no RN


Toda pesquisa é uma fotografia do momento. Projetar um futuro distante a partir dela pode se tornar uma tarefa difícil, mas não podemos deixar de criar um cenário com este presente. Venho comentando a possível influência da polarização nacional entre Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido) nas eleições locais no Rio Grande do Norte. Ontem a divulgação da pesquisa Big Data/96/Band confirma este cenário por enquanto.


Não quero analisar todos os cenários amplamente já divulgados pela imprensa local, e debatido em diversos programas. Ao invés da amplitude gostaria de focar apenas no cenário apresentado pela associação das duas figuras de destaque no confronto nacional (Lula x Bolsonaro).

No cenário estimulado para senado revela-se o Fla x Flu que venho anunciando. O nome do Senador pelo PT Jean ganha força e pula para dianteira da pesquisa. O Senador Jean que vem mostrando crescimento em todos os cenários, quando associado à Lula dispara e ocupa o primeiro lugar com 27% das intenções de votos. Essa é uma demonstração da viabilidade da candidatura de Jean (PT) que a esquerda e militância precisava para não abrir mão de uma cadeira importante para o partido. Aproveitando o empurrão dado por Bolsonaro (sem partido), Rogério Marinho ocupa a segunda colocação com 23% das intenções de voto. Rogério que na mesma pesquisa se mostrou mais aceito pelo público bolsonarista ganha fôlego na sua disputa interna com Fábio Faria (PSD). Em terceiro lugar vem Carlos Eduardo (PDT) associado ao Ciro Gomes, o pedetista se vê no pior cenário, este que fala em ser candidato à governador, porém continua aparecendo nas pesquisas para os dois cargos (governo e senado). Carlos Eduardo tem se movimento pelo estado dando entrevistas e divulgando seu nome para o pleito de 2022.

No cenário estimulado pela pesquisa para governador com associação do nome do candidato com seu “padrinho” nacional Fátima (PT) cresce, saindo da média dos 30% para 39% ampliando sua vantagem frente aos oponentes, mostrando que ainda tem chão para crescer. Carlos Eduardo se mantém praticamente estável com viés de queda quando associado ao candidato do seu partido Ciro Gomes (PDT) na casa dos 20% das intenções de voto. Outro que será beneficiado pela polarização nacional e o poder das figuras nacionais é Benes Leocádio (Republicanos) que tem um salto e nesse novo cenário chega aos 19%.


Este cenário promete colocar fogo nos bastidores da política no Rio Grande do Norte, jogando para dianteira os representes locais das disputadas políticas nacionais. Lula e Bolsonaro serão os grandes cabos eleitorais em 2022? No atual momento sim, Lula coloca seus dois candidatos (Fátima e Jean) na dianteira das disputas majoritárias, mas Bolsonaro mostra que ainda tem peso e força, vamos ficar de olho nessa disputa.

PUBLICIDADE

bottom of page