top of page

London Bridge: conheça a ação do Reino Unido para a morte da Rainha Elizabeth II


Londres se prepara para a "Operação London Bridge". Essa é a ação do Palácio de Buckingham após a morte da rainha Elizabeth 2ª aos 96 anos.


Um memorando já havia revelado os planos oficiais da realeza para o dia da morte da monarca. Os procedimentos foram divulgados pelo site Politico.


O plano, intitulado "Operação Ponte de Londres" (em tradução livre), foi desenvolvido em 1960, e inicialmente compartilhado com um pequeno grupo de pessoas. Agora, ele acabou se espalhando.


Mas o que irá acontecer?

Segundo as informações divulgadas, todas as bandeiras dos palácios deverão ficar a meio-mastro dentro de dez minutos. As atividades governamentais ficarão suspensas por dez dias, exceto atividades essenciais.


Se a rainha morresse fora do Palácio de Buckingham (seja na Sandringham House, em Norfolk, ou em Balmoral, na Escócia), seu corpo deveria ser transportado de volta a Londres. Nesse caso, um carro da família real faria o transporte de volta à residência principal da monarca.


Ligações e mensagens

Antes de qualquer outra coisa, a informação precisará ser comunicada a autoridades.


O primeiro-ministro em atividade deverá ser avisado por meio de uma ligação telefônica e de uma mensagem. Rumores alegam que o código "A Ponte de Londres caiu" poderá ser usado.


Em seguida, outros oficiais também serão comunicados, por telefone, em ordem de senioridade. Só depois disso, a população será informada, por meio de um comunicado oficial para a imprensa.


Um pronunciamento será feito na TV comunicando a morte, e o príncipe Charles vai se preparar para sair em turnê pelo Reino Unido por dez dias.


Além disso, o site da família real será substituído por uma única página preta com um breve texto confirmando a morte da rainha, e as redes sociais da família ficarão em silêncio. Os sites governamentais receberão um banner preto em homenagem à monarca.


O Dia D

O dia da morte será denominado o Dia D (ou D-Day, no original), e os dias seguintes serão contabilizados a partir deste, sendo referenciados como D+1, D+2 e assim por diante.


Funeral e homenagens finais

Imediatamente após a morte, um memorial fechado para ministros acontecerá na catedral de São Pedro, também conhecida como Abadia de Westminster. Embora planejada com antecedência, o documento afirma que a cerimônia deverá parecer "espontânea".


Durante a sua turnê, o príncipe Charles deverá passar pela Irlanda do Norte, pela Escócia e pelo País de Gales. Nesse tempo, o corpo da rainha permanecerá no Palácio de Buckingham.


No dia 5, ele será transferido para o Palácio de Westminster, para a população poder prestar homenagens durante os próximos três dias.


Além disso, um memorial público, que provavelmente será televisionado, vai acontecer na capela de São George, no Castelo de Windsor.


O funeral está planejado para ocorrer dez dias após a morte. O corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George VI. O caixão ficará ao lado de onde está enterrado o duque Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.


Quando Charles assume o trono?

O conselho de ascensão se reúne no dia D+1, no Palácio St. James. Este conselho vai proclamar Charles como o novo rei.


No mesmo dia, o primeiro-ministro irá ao Palácio de Buckingham para se encontrar com o rei Charles. Logo em seguida, o monarca recém empossado fará a turnê pelo Reino Unido.

PUBLICIDADE

bottom of page