top of page

Muro de 160 km dividirá República Dominicana e Haiti


O Presidente da República Dominicana, Luiz Abinader anunciou, no dia 20/02, a construção da primeira etapa do muro de fronteira inteligente que, segundo assegurou o governo, beneficiará a República Dominicana e o Haiti, porque permitirá regulação do comércio transfronteiriço e fluxos migratórios; enfrentar o narcotráfico e garantir a segurança na região; proteger as fazendas e lavouras de pecuaristas e produtores agrícolas.


Recursos do projeto

O presidente Luiz Abinader explicou que a primeira etapa terá 54 quilômetros de extensão em concreto armado e estrutura metálica, 19 torres de vigilância e controle, 10 portas de acesso para patrulhamento e 54 quilômetros de estradas para vigilância e manutenção em ambos os lados.


“Esta primeira parte será erguida nas zonas povoadas e sensíveis da linha fronteiriça e iniciar-se-á a construção em simultâneo em 6 frentes localizadas nas 5 províncias fronteiriças. Será concluído em 9 meses a um custo de mais de 1.750 mil pesos”, afirmou o presidente.


Acresce que, uma vez iniciada a construção da primeira fase, no primeiro semestre deste ano, será lançado o concurso para a componente tecnológica de toda a zona fronteiriça. No segundo semestre de 2022, será licitado para a segunda etapa, que abrangerá mais de 110 quilômetros, e cuja construção terá início, bem como a primeira etapa concluída no verão.

PUBLICIDADE

bottom of page