top of page

Pau dos Ferros se organiza para a implantação de uma Policlínica Regional no município

A Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes e a responsável técnica pelo planejamento de saúde, Márcia Holanda, juntamente com o Secretário de Governo, Jaime de Carvalho, receberam a equipe da Secretaria do Estado da Saúde Pública do Governo do Estado (SESAP) para reunião de alinhamento onde em pauta estava a implantação do consórcio interfederativo, para a criação da Policlínica Regional em Pau dos Ferros.


A equipe da SESAP apresentou o plano do estado do RN, explicando aos gestores o processo de implantação dos Consórcios Interfederativos de Saúde e também parte dos estudos e propostas de encaminhamento para essa criação, onde o mesmo irá reunir os municípios em grupos para financiamento da implantação de serviços de saúde nas regiões, diminuindo custos e ampliando o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade e outros.


Durante a reunião, também foi traçada uma estratégia para acelerar o processo de criação dos consórcios junto aos municípios, ficando agendada para o final de agosto, uma visita técnica ao Ceará, no município de Russas, onde o projeto de consórcios de Policlínicas Regionais já é uma experiência consolidada no estado. Atualmente, o projeto já conta com uma emenda parlamentar no valor de R$1.106.680,00 para equipamentos e trabalha na expectativa de funcionar para o público ainda no ano de 2022.


Os consórcios são constituídos sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa, para a promoção de ações de saúde pública assistenciais e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. O Governo do Estado participará dos consórcios em todas as 8 regiões de saúde com, no mínimo, 40% do custeio de cada policlínica. Os 60% restantes são rateados entre os municípios.



PUBLICIDADE

bottom of page